Diogo Jota: a carreira do eterno número 20 do Liverpool

Published:
Diogo Jota - Eterno 20 do Liverpool

Índice

  • Os primeiros passos no futebol

  • Viagem para Madrid

  • Regresso a Portugal

  • O sonho concretizado de jogar na Premier League

  • A Seleção Nacional

  • O Liverpool de Klopp

  • Todos os números da carreira de Diogo Jota

  • Troféus conquistados

  • O irmão André Silva

Os primeiros passos no futebol

Diogo Jota fez toda a sua formação no clube da sua terra: o Gondomar. Em 2013/14, surgiu a oportunidade de assinar pelo Paços de Ferreira, equipa que na altura disputava a Primeira Liga. A estreia aconteceu na Taça de Portugal, aos 17 anos, frente ao Atlético Reguengos. Jogou os 90 minutos e marcou um golo.

Na época seguinte, ainda pelo Paços de Ferreira, marcou 14 golos e fez 5 assistências. Os olheiros do Atlético Madrid não ficaram indiferentes e recomendaram a sua contratação.

Viagem para Madrid

O Atlético Madrid gostou tanto de Diogo Jota que pagou ao Paços de Ferreira 7 milhões de euros pela contratação da jovem promessa do futebol português, em 2016.

Regresso a Portugal

A estadia em Madrid foi curta para Diogo Jota. Na mesma época em que foi contratado pela equipa de Simeone, recebeu uma proposta de empréstimo do FC Porto. Nunca chegou a vestir a camisola do Atlético. De dragão ao peito, conquistou os portistas com 38 jogos realizados, 9 golos e 4 assistências.

O sonho concretizado de jogar na Premier League

Depois de brilhar numa época pelo FC Porto, Diogo Jota atraiu o interesse de clubes ingleses, entre eles o que mais tem apostado em talento português nos últimos anos: o Wolves. O Atlético voltou a emprestá-lo e foi precisamente com Nuno Espírito Santo no comando técnico do Wolverhampton que contribuiu para a subida do clube à Premier League através de 46 jogos realizados e 18 golos. O sonho de jogar na Premier League viria assim a concretizar-se em 2018/19. Época em que o Wolves terminaria num incrível sétimo lugar.

A Seleção Nacional

As boas exibições em Inglaterra de Diogo Jota chamaram a atenção de Fernando Santos, Selecionador Nacional na altura. Seria chamado pela primeira vez em novembro de 2019 e faria a estreia frente à Lituânia, num jogo de qualificação para o Europeu.

O Liverpool de Klopp

Klopp ficou fã de Diogo Jota e das suas exibições. Em 2020/21, o Liverpool não olhou a gastos e pagou cerca de 45 milhões de euros pelo avançado português. Nessa primeira época pelos Reds, fez 13 golos em 30 jogos, ganhando cada vez mais destaque e peso num dos melhores clubes do mundo.

Todos os números da carreira de Diogo Jota

Paços de Ferreira

·       Golos: 18

·       Assistências: 7

·       Jogos: 47

FC Porto

·       Golos: 9

·       Assistências: 4

·       Jogos: 38

Wolverhampton

·       Golos: 44

·       Assistências: 15

·       Jogos: 131

Liverpool:

·       Golos: 56

·       Assistências: 19

·       Jogos: 145

Portugal

·       Golos: 14

·       Assistências: 10

·       Jogos: 4

Troféus conquistados

·       2 Ligas das Nações UEFA

·       1 Taça de Inglaterra

·       1 Premier League

·       1 Championship

·       2 Taças da Liga Inglesa

O irmão André Silva

André Silva vinha de uma época realizada ao serviço do FC Penafiel onde esteve presente em 32 jogos, marcou 2 golos e fez 2 assistências. Na formação, passou pelo Gondomar, FC Porto, Padroense, Paços de Ferreira e representou os sub-23 do Famalicão e do Boavista. Era licenciado em Gestão.

+18. Seja responsável. Jogue com moderação.

Últimos Artigos