Diogo Jota: a carreira do eterno número 20 do Liverpool
Published:
Índice
Os primeiros passos no futebolViagem para MadridRegresso a PortugalO sonho concretizado de jogar na Premier LeagueA Seleção NacionalO Liverpool de KloppTodos os números da carreira de Diogo JotaTroféus conquistadosO irmão André Silva
Os primeiros passos no futebol
Diogo Jota fez toda a sua formação no clube da sua terra: o Gondomar. Em 2013/14, surgiu a oportunidade de assinar pelo Paços de Ferreira, equipa que na altura disputava a Primeira Liga. A estreia aconteceu na Taça de Portugal, aos 17 anos, frente ao Atlético Reguengos. Jogou os 90 minutos e marcou um golo.
Na época seguinte, ainda pelo Paços de Ferreira, marcou 14 golos e fez 5 assistências. Os olheiros do Atlético Madrid não ficaram indiferentes e recomendaram a sua contratação.
Viagem para Madrid
O Atlético Madrid gostou tanto de Diogo Jota que pagou ao Paços de Ferreira 7 milhões de euros pela contratação da jovem promessa do futebol português, em 2016.
Regresso a Portugal
A estadia em Madrid foi curta para Diogo Jota. Na mesma época em que foi contratado pela equipa de Simeone, recebeu uma proposta de empréstimo do FC Porto. Nunca chegou a vestir a camisola do Atlético. De dragão ao peito, conquistou os portistas com 38 jogos realizados, 9 golos e 4 assistências.
O sonho concretizado de jogar na Premier League
Depois de brilhar numa época pelo FC Porto, Diogo Jota atraiu o interesse de clubes ingleses, entre eles o que mais tem apostado em talento português nos últimos anos: o Wolves. O Atlético voltou a emprestá-lo e foi precisamente com Nuno Espírito Santo no comando técnico do Wolverhampton que contribuiu para a subida do clube à Premier League através de 46 jogos realizados e 18 golos. O sonho de jogar na Premier League viria assim a concretizar-se em 2018/19. Época em que o Wolves terminaria num incrível sétimo lugar.
A Seleção Nacional
As boas exibições em Inglaterra de Diogo Jota chamaram a atenção de Fernando Santos, Selecionador Nacional na altura. Seria chamado pela primeira vez em novembro de 2019 e faria a estreia frente à Lituânia, num jogo de qualificação para o Europeu.
O Liverpool de Klopp
Klopp ficou fã de Diogo Jota e das suas exibições. Em 2020/21, o Liverpool não olhou a gastos e pagou cerca de 45 milhões de euros pelo avançado português. Nessa primeira época pelos Reds, fez 13 golos em 30 jogos, ganhando cada vez mais destaque e peso num dos melhores clubes do mundo.
Todos os números da carreira de Diogo Jota
Paços de Ferreira
· Golos: 18
· Assistências: 7
· Jogos: 47
FC Porto
· Golos: 9
· Assistências: 4
· Jogos: 38
Wolverhampton
· Golos: 44
· Assistências: 15
· Jogos: 131
Liverpool:
· Golos: 56
· Assistências: 19
· Jogos: 145
Portugal
· Golos: 14
· Assistências: 10
· Jogos: 4
Troféus conquistados
· 2 Ligas das Nações UEFA
· 1 Taça de Inglaterra
· 1 Premier League
· 1 Championship
· 2 Taças da Liga Inglesa
O irmão André Silva
André Silva vinha de uma época realizada ao serviço do FC Penafiel onde esteve presente em 32 jogos, marcou 2 golos e fez 2 assistências. Na formação, passou pelo Gondomar, FC Porto, Padroense, Paços de Ferreira e representou os sub-23 do Famalicão e do Boavista. Era licenciado em Gestão.
+18. Seja responsável. Jogue com moderação.








