Mourinho no Benfica - O regresso do Special One às origens
Published:
José Mourinho está muito perto de ser anunciado como novo treinador do Sport Lisboa e Benfica depois de Bruno Lage ter sido despedido após uma derrota europeia frente ao Qarabag. Neste artigo, vais descobrir a primeira passagem de Mourinho pelas águias e conhecer os dados sobre os últimos passos da carreira do Special One.
O contexto atual do SL Benfica
O momento decisivo que levou Rui Costa, atual Presidente do SL Benfica, a despedir Bruno Lage foi a derrota humilhante frente ao Qarabag, 7.º classificado do campeonato do Azerbaijão. Depois de um bom início no jogo com dois golos marcados em quinze minutos, ninguém podia prever que o Benfica não conseguisse sequer um ponto desta 1.ª jornada da Liga dos Campeões. Mas foi isso que aconteceu. O Qarabag, mostrando mais organização e apresentando-se emocionalmente mais estável, conseguiu revirar um 2-0 para 2-3 e levou para o Azerbaijão a primeira vitória de um clube daquele país na competição mais importante do contexto europeu.
A juntar ao péssimo resultado frente ao Qarabag, há ainda o empate frente ao Santa Clara a contar para a 4.ª jornada da Primeira Liga. O Benfica jogou bastante tempo com mais um elemento em campo e com vantagem no marcador, mas permitiu o empate nos últimos minutos depois de um erro gigantesco de Otamendi.
Bruno Lage não resistiu a dois maus resultados, mas ficou presente a ideia de que o Benfica não estava a conseguir exibições seguras, mesmo estando 100% vitorioso. Foi a segunda passagem do treinador de Setúbal pelo clube da Luz, depois de ter sido despedido na época 2019/2020.
José Mourinho: o nome mais falado
Rui Costa deixou bem claro que pretende ter o novo treinador do SL Benfica no banco já na próxima jornada frente ao AVS, na Vila das Aves.
E o nome que mais tem surgido na imprensa nacional é o de José Mourinho que se encontra sem clube depois de ter sido despedido pelo Fenerbahçe, após a eliminação da Liga dos Campeões, precisamente frente ao Benfica de Bruno Lage.
O ínicio da carreira de treinador de José Mourinho
Foi precisamente no SL Benfica que José Mourinho começou a carreira de treinador e faz agora, em setembro, 25 anos desde esse momento. O ano era 2000 e João Vale e Azevedo, presidente do clube na altura, revelou uma aposta pessoal num treinador jovem, sem quaisquer provas dadas no futebol: José Mourinho. O Special One, como viria a ficar conhecido, entrou nas “águias” com 37 anos depois de ter tido experiência como adjunto e tradutor do mítico Bobby Robson.
Os primeiros jogos de José Mourinho no Benfica em 2000/01
A carreira de José Mourinho no Benfica, em setembro de 2000, não começou da melhor maneira. O Boavista, que viria a ser campeão nacional nessa época, venceu por 1-0 no Estádio do Bessa. Após esta derrota, seguiram-se dois empates e a eliminação da Taça UEFA.
A primeira vitória de Mourinho ao serviço do Benfica aconteceu no antigo Estádio da Luz, frente ao Belenenses, com um golo de Marchena.
O conflito com Sabry
José Mourinho e Sabry protagonizaram um dos momentos mais insólitos do futebol português, precisamente no Benfica. O atleta egípcio tinha dito publicamente que, a meio de um jogo, Mourinho lhe tinha pedido para se preparar porque ia entrar em campo. Mas depois, por alguma razão, e enquanto Sabry se preparava, disse-lhe que já não ia entrar. O que aconteceu a seguir é ainda hoje recordado como um dos momentos mais marcantes da carreira de José Mourinho.
Numa conferência de imprensa, o treinador do Benfica na altura afirmou:
“Ao Sabry deixo uma mensagem, porque se ele deixou mensagens para mim via comunicação social eu sinto-me perfeitamente à vontade para deixar mensagens ao Sabry via comunicação social. E eu digo-lhe que isto é o Sport Lisboa e Benfica não é o PAOK de Salónica.”
O dérbi frente ao Sporting
É, muito provavelmente, o jogo que os adeptos do Benfica mais recordam quando se fala sobre a passagem de José Mourinho pelo clube.
O Sporting era campeão em título e entrava na Luz como favorito, mas o onze apresentado por José Mourinho conseguiu oferecer um bom espetáculo aos muitos adeptos que procuravam sinais de esperança para o futuro do clube numa altura muito conturbada. O resultado foi expressivo e indicador do futuro promissor daquele jovem treinador sentado no banco das águias. O Benfica venceu o Sporting por 3-0 com golos de Van Hooijdonk e João Tomás (2).
A saída pós-eleições
Curiosamente, na primeira passagem pelo Benfica, José Mourinho também entrou pouco tempo antes de umas eleições presidenciais no clube. Em dezembro, acabaria por se demitir porque sentia que estava a prazo no clube e por Vilarinho ter anunciado, publicamente, a sua preferência por Toni. Deixaria o clube à 13.ª jornada do campeonato no 6.º lugar.
Os números de Mourinho no Benfica em 2000/01
11 Jogos
6 Vitórias
3 Empates
2 Derrotas
Acompanha todos os eventos do SL Benfica com a bwin.
+18. Seja responsável. Jogue com moderação.